domingo, 18 de março de 2012

Como lixar o MDF?





Lixar uma peça não é tão difícil como parece. Alguns detalhes definem o resultado do seu trabalho. Para entendermos melhor como cada lixa funciona é importante saber que para cada número de lixa, teremos um resultado.Ao lixar uma peça devemos começar sempre com um número baixo seguido num crescente até chegar à textura desejada. Quanto maior o número da lixa, mais lisa vai ficando a peça. Mas atenção! Se você quiser facilitar o método de lixamento tem que começar pela lixa mais grossa (de número menor) e ir aumentando em 50% da lixa anterior (ex: após a lixa 100 deve- se usar a 150), e assim por diante até o acabamento desejado.

No caso de imperfeições maiores (lixamento de desbaste), utiliza-se a lixa mais grossa que é representada pelo menor número.Para o acabamento que é um processo que consiste em lixar levemente sobre a superfície já envernizada, pintada, a fim de retirar seu brilho para permitir a perfeita aderência da próxima demão é importante lixar de forma uniforme e sempre no sentido do veio da madeira.

As lixas (em folha) devem ser recortadas com tesoura,faca, ou simplesmente à mão. Se a lixa não for devidamente vincada, poderá se rasgar aliatóriamente acarretando perdas de material e rebarbas que irão prejudicar um bom desempenho.
Quando for lixar a peça é conselhável usar algo (um taco por exemplo) para acomodar a lixa, uma outra boa dica é dobrar a lixa em três partes para evitar que a mão esquente e também é melhor para segurar a lixa.
Tomando esses cuidados a peça fica com acabamento e qualidade muito melhor!

Fonte: Faz Fácil


Jesus Te Ama!!!

0 comentários:

Postar um comentário